Doutrina
RP
Comunicação Institucional
José Benedito Pinho
As organizações prezam pela sua imagem no mercado. Elas buscam preservar e consolidar sua imagem junto a clientes e parceiros e, se ocorrer alguma crise – de imagem pública – precisam de alguém que as ajude a manter uma imagem de respeito intacta junto à imprensa. Os objetivos da comunicação institucional consistem em conquistar espaço, manter credibilidade e aceitação de produtos e ações.
Manoel Marcondes Neto
A assessoria de imprensa é um dos instrumentos clássicos de comunicação institucional. É a obtenção de espaço no noticiário. Foi, inclusive, a razão do surgimento da profissão de relações-públicas, em 1906, com Ivy Lee, nos Estados Unidos. O pioneiro, jornalista atuante, descobriu um nicho para divulgação (não-publicitária, não-paga) de empresas – e, fato fundamental, deixou a imprensa. Num tempo em que todas as empresas já faziam anúncios pagos, ele elaborou um serviço de informação ao público e mencionava em seu próprio material institucional: "Não fazemos jornalismo; não fazemos propaganda (advertising); nosso objetivo é a publicação - na imprensa - de matérias no interesse de clientes". Numa só palavra: divulgação (publicity). Numa expressão: relações públicas.
Administradores.com.br
Um dos principais objetivos da comunicação institucional - em uma organização - é o estabelecimento de relações duradouras com seus públicos. Isso é possível através de ações personalizadas e segmentadas, tomando como base a análise periódica das informações obtidas através de questionários e relatórios aplicados, objetivando identificar as necessidades desses públicos. Tais ferramentas da comunicação institucional visam atingir públicos internos e externos. Após a utilização dessas ferramentas, devem ser elaboradas ações de acordo com os objetivos da empresa, e as necessidades do momento. Como exemplo, publicações organizacionais. Para F. Gaudêncio Torquato do Rego, tais publicações organizacionais visam "combater o desconhecimento a respeito da empresa e promover a integração entre os públicos ligados a ela, ao mesmo tempo que pretendem projetar a empresa para, internamente, assegurar a boa produtividade, e, externamente, conseguir aumentar as vendas e, conseqüentemente, os lucros".